domingo, 20 de maio de 2012

1 ano da IPB em Morada Nova



1 ano da IPB em Morada Nova
Nos dias 25 a 27 completa um ano de Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) em Morada Nova Ceará.  No dia 09 de fevereiro de 2011 chegamos nesta cidade para começarmos a plantação deste trabalho, eu minha esposa Eliuda Maria e nossos dois filhos, Jeiel Esdras e Jesrael Lucas. É claro que enfrentamos muitas dificuldades nesta caminhada, estamos completando 1 ano de muitos desafios e lutas, mais até aqui o Senhor nos ajudou.
Dizem que apenas os loucos falam consigo mesmo, correto?  Dizem, mas eu discordo. Lembra do salmista falando consigo na Escritura - "por que estás abatida, ó minh'alma?"? (Sl.42.5). Para o salmista era o contrário da loucura, era um exercício de manutenção da lucidez.
Muitas vezes eu estive assim também, pensativo e até pensando em parar por um tempo,
Não que haja algum arrependimento nesse processo, nenhum. Pelo menos não que eu lembre. Não quero dar a impressão que não cometi erro algum, porque é possível e provável que alguma coisa eu tenha feito de errado. Mas ao mesmo tempo eu creio que Deus conduziu a transição de modo tão perfeito, que eu não consigo imaginar algo contrario ao que esta acontecendo.

Eu não posso falar de modo genérico, porque desconheço a realidade de outras cidades e estados, mas noto grande diferença em termos de liberdade para trabalhar a partir dos pressupostos reformados. Infelizmente, eu já fiz um duplo esforço - o de lutar por um lugar para a perspectiva reformada, e então poder ensinar algo dela. Gastava-se mais energia até chegar ao ensino ou ministério propriamente dito. Em Morada Nova a experiência tem sido diferente: por haver um compromisso institucional com a cosmovisão reformada, o ministério tem "fluído" mais tranquilamente. Não "romantizo" a presbiteriana: a minha experiência foi desta maneira. Ao mesmo tempo, sei que é possível um pastor presbiteriano ter dificuldades para exercer o ministério reformado em alguma igreja com maior influência arminiana, pentecostal ou etc.
Além disso, cada igreja possui as suas lutas, então sempre há o que trabalhar, e a perfeição é inexistente deste lado do céu. Busco ainda outra diferença notável que é o grau de companheirismo e amizade entre os pastores não apenas da mesma igreja, mas do presbitério. Temos um relacionamento de companheirismo, posso citar alguns como por exemplo os reverendos Djalma, Marcos Severo Giovanni Almeida e o Presbitero Lusivan Holanda e Eduardo Paulo. Entre outros que conseguimos manter um relacionamento de verdadeiros companheiros ministerial.  Antes de vir para Morada Nova estivemos trabalhando na IPC Igreja Presbiteriana de Caraúbas, hoje pastoreada pelo rev. Giovanni Almeida.  Contamos com um numero de 11 membros e 14 congregados que já estão sendo discipulado para o batismo e profissão de fé.
É provável que no próximo ano nós estaremos sendo transferidos para outra cidade, esperamos que Deus nos ajude a manter um trabalho de relevância enquanto estivermos aqui. Hoje estamos agradecidos a Deus por ter nos dado a oportunidade de Plantar mais uma igreja no solo nordestino! Pb. João Batista de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário