domingo, 1 de abril de 2012

APRENDENDO A EVANGELIZAR

APRENDENDO A EVANGELIZAR

Extraído do livro APRENDA A EVANGELIZAR do Pr. José Pontes Filho.
Por João Batista de Lima
Já sabemos que fazer missões é a missão principal da igreja de Cristo sob a face da terra. Nos primeiros tempos, tempos da igreja primitiva, ninguém precisava reafirmar isso porque isso estava no sangue de cada servo de Deus. Por onde eles iam, anunciavam as boas novas de salvação ao povo. Mas ao longo dos tempos, a igreja se institucionalizou, criou templos e neles os seus membros se limitaram a trabalhar. A missão sofreu mudanças, em vez de irmos, segundo a ordem de Jesus, passamos a esperar que as pessoas entrassem nas igrejas para ouvir o evangelho. Essa mudança de atitude foi transformando a igreja num clube ou até mesmo ponto de encontro dos servos de Deus, mas não foi para isso que Jesus criou a igreja.
Introdução:
Evangelizar sempre foi e sempre será uma prioridade nos planos de Deus para os seus servos. Desde o livro de Genesis até o Apocalipse, encontramos inúmeras vezes lições de homens e mulheres transmitindo a mensagem de Deus para a conversão de outros semelhantes seus.
Quando Deus planejou o resgate do homem caído, Ele o fez como alvo central de sua vontade e é exatamente isso a GRANDE VONTADE de Deus, seu maior anseio., o máximo de todo seu projeto da humanidade, ou seja, o resgate e a conversão daquele que está perdido, e isso só é possível através da mensagem salvadora do evangelho, através do evangelismo transmitido pelos salvos em Cristo. Enquanto o evangelismo é prioridade para Deus, esse mesmo evangelismo é a obra que o diabo mais detesta. Por quê?  Porque é exatamente através da mensagem pregada que o homem é transportado do reino das trevas para o reino da luz, e ele, o diabo, perde seus escravos seguidores, é devido a esse fator que a evangelização é o alvo central que o inimigo quer destruir, ele lutará com todas as forças para que a igreja e os crentes parem de evangelizar.
Por outro lado, vemos que, em toda a história da igreja até os nossos dias, evangelizar sempre foi a tarefa de poucos, talvez 90% dos nossos crentes nunca experimentaram o gozo de ver uma alma salva, nunca evangelizaram seus familiares, colegas, vizinhos etc. outros ainda acham que evangelizar é só para pessoas formadas, como pastores, missionários evangelistas, presidentes de jovens etc...
Observamos que essa ideia já está mudando e muitos cristãos “comuns”, leigos, estão despertando e entendendo o seu papel no corpo de Cristo, ou seja, frutificar para glória de Deus. Dentro desse despertamento, encontra-se um grande problema, muitos estão querendo evangelizar dentro dos seus lares, na sua profissão, na escola e em todo seu campo de ação, mas sentem-se incapacitados, sem conteúdo bíblico, sem uma orientação lógica, sistemática e om pouco preparo para enfrentar as terríveis heresias que estão espalhadas por todos os lugares. Ainda há outro agravante, que é a popularização do evangelho; cantores famosos se dizem crentes, temos hoje centenas de emissoras de rádios evangélicas, redes de TV, propagandas variadas, grandes espetáculos evangélicos, culto da prosperidade, culto da amizade, culto dos empresários, culto dos artistas e ainda o grande movimento carismático católico cantando nossos hinos, profetizando, falando em línguas, evangelizando e realizando grandes cultos de oração. Além de tudo isso, ainda temos, bem crescente em todo o Brasil, o ecumenismo entre evangélicos, católicos, espiritas etc.
Nunca em nenhum tempo foi tão difícil discernir o certo e o errado, o que é evangelho puro e o que não é. O que é licito dentro da evangelização ou não.
Como evangelizar minha família?
Como evangelizar meus vizinhos?
Qual o papel prioritário dos profissionais liberais?
Qual o papel dos empresários evangélicos?
Como pregar um evangelho puro no meio de tanta confusão teológica?
Afinal, o que Deus quer de mim?
São respostas para essas perguntas que esta serie de postagens procuram trazer; de forma simples, essencialmente bíblica e objetiva. Necessitamos urgentemente resgatar a pureza, a simplicidade, o poder e o conteúdo sem variações do evangelho de Cristo, para que possamos gerar verdadeiros discípulos de Cristo, que O amem acima de tudo, e transmitam de forma incansável a sua mensagem salvadora onde estão plantados, e até os confins da terra.
“Nisto é glorificado o meu Pai, em que deis muitos frutos; e assim vos tornareis meus discípulos”.
 Continua...

Um comentário:

  1. Glórias a Deus, isso começa a me desembaraçar, preciso de mais!!! Deus abençoe!!!!

    ResponderExcluir