terça-feira, 3 de abril de 2012

MISSÃO PARA A GLÓRIA DE DEUS!

MISSÃO PARA A GLÓRIA DE DEUS!
"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século." 
(Mt 28.19-20)
Introdução
O tema "missão" tem sido impressionado em congressos, conferências, seminários, palestras, simpósios, encontros e exposições. Todavia, é um assunto profundamente inquietante no que tange à "atitude", prática, da missão dentro e a partir da Igreja. O que nos incomoda e preocupa é a verossimilhança deste assunto estar se contornando em grande parte, no que o missionário Ronaldo Almeida Lidório chama de um mero "modismo" em nosso meio. Para ele, "?modismo? é algo que causa grande agitamento em determinadas épocas, porém, não possui raízes e nem deixa marcas. E pior: é improdutivo". É um assunto debatido e teorizado, até mesmo iniciado, porém não prosseguido nem persistido como deveria ser. Paremos de ser estudiosos e debatedores de missão e sejamos missionários!
Hoje, somente de aborígines não alcançados pelo Evangelho, segundo Ronaldo Lidório, existe no mundo 300 milhões. Isto é bem maior que a população do nosso país.
Diante disto, devemos indagar: Onde estão os que têm se levantado para obedecer ao mandamento do Mestre, movidos e agitados por uma ardente e abrasadora paixão pelas vidas sedentas? Onde estão os que têm se levantado, dispostos a se desgastarem para levar o Evangelho até o último povo perdido sobre a Terra? Onde estão os cristãos de corações inflamados pelo poder de Deus que desejam se envolver com missão? Onde estão os cristãos decididos a morrer pela causa de Cristo? Onde estão os que vivem para glorificar ao Senhor das nações?
Como cristãos, precisamos entender alguns conceitos indispensáveis sobre missão baseando-se nas Sagradas Escrituras. Afinal, missão (glorificar e anunciar a glória de Deus), é o chamado da Igreja e deve ser perseguido vigorosamente, tanto dentro como fora da Igreja. Deste modo, o chamado da Igreja também é sustentar aqueles que são enviados para fazer essa obra. 

Definindo "Missão"
Missiologia "é o estudo acerca de missão".
Missão: é definida pelo Dicionário da Língua Portuguesa nos seguintes itens:

1. Função ou poder que se confere a alguém para fazer algo; encargo.
2. Comissão diplomática.
3. Obrigação, dever a cumprir.
4. Instituições de missionários para a pregação da fé cristã.
5. O trabalho dos missionários.

A palavra "missão" vem do latim missio, que significa "envio". Que no grego é apostello, que tem o mesmo significado. 
O termo se encontra bem destacado nas Escrituras Sagradas. No Novo Testamento as duas palavras apóstolo e pempo, que querem dizer envio, aparecem 210 vezes. Portanto, missão procede do plano e propósito de Deus.
Edison Queiroz define missão assim: "Levar a mensagem do Evangelho atravessando uma barreira cultural".
Thomas Reginald Hoover conceitua missão da seguinte forma: "A proclamação das Boas Novas a todos os povos em todas as partes do mundo... esta mensagem é proclamada na língua materna de cada pessoa e dentro da cultura em que ela vive".
O Pacto de Lausanne diz: "Deus tem chamado do mundo um povo para si e enviado o seu povo ao mundo, como servos e testemunhas". 
Em poucos termos, missão significa "anunciar o Evangelho de salvação de nosso Senhor Jesus Cristo a todas as tribos, raças, línguas, povos e nações". É a obra de Deus dada aos salvos para resgatarem as vidas ainda perdidas.
Uma frase de Jim Elliot, mártir entre os Aucas no Equador, fazendo referência a palavra "enviar", diz: "Nós não precisamos de uma grande chamada de Deus, mas de um chute no traseiro". O mesmo acreditava que esta palavra significa "ejetar, empurrar com força". 
Missão é apregoar Cristo na capacidade do Espírito Santo com o fim de fazer com que os homens passem a acreditar e confiar em Jesus como Salvador com a consequência de servir a Cristo como Senhor , ou seja, deixando os resultados para Deus, visando à reeducação para uma vida transformada.

Praticar missão é proclamar a mensagem mais formidável, necessária, imperiosa e urgente do mundo, da parte da Pessoa mais importante do Universo, ou seja, é pregar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
Em Mt 24.14 a Bíblia registra o programa de alcance geográfico da missão: "todo o mundo". Também mostra o alcance da missão no tempo: "então virá o fim" . 
E em Jo 4.31-38 vemos que:

1. Devemos ter a visão de missão como a obra que exige precedência e anterioridade (Jo 4.31-34);
2. Devemos ter a visão de missão como o desafio de cada ocasião e oportunidade (Jo 4.34,35);
3. Devemos ter a visão de missão como o meio de edificar e construir para a eternidade (Jo 4.36-38).

O plano de Deus para a salvação do homem é constituído de três elementos:
1. A mensagem: o Evangelho;
2. O meio (recurso): missão (enviar);
3. O processo (método): a evangelização (proclamação).

Missão: O Centro da Bíblia
O conteúdo geral da Bíblia é missionário. Missão nunca foi invenção ou produto humano, pois vemos que este princípio partiu de Deus e está no centro da Bíblia. Se Deus é um Deus Missionário e se a Bíblia é inspirada por Deus, logo, significa que a Bíblia é um Livro Missionário. John Stott afirmou: "Por meio da Bíblia o próprio Deus está evangelizando, isto é, comunicando as boas novas ao mundo. Você deve estar lembrado da declaração de Paulo acerca de Gênesis 12.3, segundo a qual ?a Escritura [...] preanunciou o evangelho a Abraão? (Gl 3.8)", continua: "Toda a Escritura prega o evangelho. Deus evangeliza por meio dela". 

O projeto Rumo ao Sertão tem investido em missões no estado do Ceará Rio Grande do Norte e Paraíba. Destaque para os campos do Ceará que estão em crescimento constante para a Glória de Deus! Em Jaguaruana o trabalho está crescendo progressivamente, e a igreja ali já esta com um bom numero de senhoras e de adolescentes, o Miss. Wellington e sua esposa Vanessa com seu filhinho Calebe estão completando um ano naquela cidade e Deus já tem abençoado aquele trabalho. Hoje contam com 3 times de futsal em 3 categorias. Limoeiro do Norte. O Miss. José Hélio que esta a 3 anos naquela cidade, tem vivido um momento muito satisfatório, onde almas tem se rendido ao Senhor naquele campo missionário. Jaguaribe. O Miss. Jeová que esta há 2 anos desenvolvendo um ótimo trabalho naquela cidade, envia-nos  as ultimas noticias de que, vidas tem sido salvas e novos membros sendo agregados a igreja Presbiteriana naquela cidade... Deus seja louvado. Em Tabuleiro do Norte. Francisco Hélio e família estão desenvolvendo um bom trabalho ali, já com a SAF organizada neste ano, a perspectiva é de que, em breve estará acontecendo mais uma serie de batismos e confissão de fé naquele campo missionário. Em Aracati temos a congregação ali a 3 anos, e estamos neste mês de Abril comemorando o seu aniversario. Aqui em Morada Nova graças a Deus nós temos enfatizado uma doutrina Calvinista e Reformada como é a Doutrina Presbiteriana.
Já estamos com a UMP organizada e esse ano estaremos organizando a SAF para a glória de Deus. O nosso método é muito simples, por meio de seminários evangelísticos, estudos nos lares, visitas de casa em casa e Deus tem sido gracioso com esta cidade salvando pessoas. Estaremos comemorando o nosso 1º aniversario no mês de Maio, e em um ano Deus tem feito o que ao nossos olhos seria impossível. Que Deus continue abençoando aos missionários e esposas do Projeto Rumo ao Sertão e ao seu presidente Ev. Marcos Severo de Amorim!
João Batista de Lima Pr. Em Morada Nova/Ce 


Nenhum comentário:

Postar um comentário